Rei do Leite

Pelo 10º ano consecutivo, a Fazenda Colorado é a maior produtora de leite do Brasil, detentores do recorde histórico de 100 mil litros em apenas 24h em agosto de 2021. Conheça sua estrutura e história de sucesso! A Fazenda Colorado, primeira colocada no Ranking Top100 por 10 anos consecutivos, alcançou em agosto/2021 a produção de 100 mil quilos de leite em 24 horas de produção – aproximadamente 97 mil litros. A conquista é um grande marco na história da pecuária leiteira do país e fruto de muito trabalho e dedicação. A Xandô é um laticínio fundado em Araras, SP, que completou 40 anos em 2022. A Xandô pertence à Grupasso Participações S.A., empresa brasileira que também agrega a Fazenda Colorado, a Sucorrico e a Plastirrico. A Fazenda pertence aos herdeiros do fundador Lair Antonio de Souza, que em 1982 inaugurou a Xandô, empresa familiar com quatro décadas de atuação. Em 1995, com o rebanho crescendo e com o suporte da tecnologia, a família implementou pulseiras eletrônicas nas patas das vacas para monitoramento em tempo real e para possibilitar o cuidado individual de cada animal. Essas pulseiras transmitem 24 horas de informações sobre a medição de passos, tempo de descanso, etc.
 

A história de sucesso da Fazenda Colorado teve início em 1964 quando o Sr. Lair Antônio de Souza adquiriu 100 alqueires em Araras/SP, e iniciou uma tímida produção leiteira. Em 1980, colocando em prática sua visão empreendedora, Sr. Lair Antônio adquiriu a fazenda vizinha, até então conhecida como Fazenda Bom Jesus, transformando a Fazenda Colorado em uma das maiores fazendas leiteiras do país. A Fazenda é autossuficiente com a linhagem de seu rebanho, com mais de 2.332 vacas holandesas em lactação, puras de origem, que chegam a produzir até 100 mil quilos de leite por dia. A Fazenda Colorado está entre as maiores produtoras de leite do Brasil.
 

Em Araras, interior de São Paulo, a Fazenda Colorado produziu quase 34 milhões de litros de leite no ano passado. O volume garantiu à propriedade o título de maior produtora desse alimento no Brasil em 2022, de acordo com ranking da plataforma Milkpoint. Em relação ao rebanho, a Fazenda Colorado conta com cerca de 6.000 cabeças de fêmeas mamando a caducando, sendo 400 vacas secas para parir, 2.300 vacas em lactação e mais de 3.400 novilhas. A fazenda é conhecida por vender genética e por isso, tem um número de novilhas maior que o necessário.
 

Em 2012, um novo salto tecnológico se deu com a instalação da ordenha mecânica, uma das mais modernas da América Latina, foram investidos cerca de R$70 milhões em um novo e sistema de ordenha do tipo carrossel, no galpão climatizado dos animais e na construção de um novo laticínio para industrialização do leite – recursos que, na época, foram obtidos através do BNDES.
 

svg%3E

Com esse investimento, além de um novo sistema carrossel com capacidade para ordenhar 72 vacas a cada 9 minutos, os animais passaram a ser confinados em um sistema chamado “cross ventilation”, onde a temperatura e a iluminação podem ser mais bem controladas, trazendo o máximo de conforto para o rebanho.  
 

A Fazenda investe no conforto, alimentação e vacinação dos animais. As vacas são acompanhadas por veterinários e técnicos especializados, e recebem toda a atenção necessária para seu bem-estar e saúde. Com cerca de 27 mil metros quadrados de ambiente climatizado, incluindo a maternidade, o barracão é capaz de alojar 2000 vacas em lactação e mais 200 vacas na maternidade. O sistema composto por placas evaporativas e exaustores chamado de “cross ventilation”, é capaz de abaixar a temperatura entre 8° a 12°, dependendo da umidade relativa do ar externo. O ambiente controlado reduz o estresse e melhora o bem-estar e performance dos animais.
 

A Fazenda sempre foi referência em tecnologia. Desde seus equipamentos, que têm a maior rentabilidade, com menor nível de consumo, até seus laboratórios, que contribuem para o melhoramento genético dos animais. Os processos de produção da Fazenda Colorado utilizam o que há de melhor em tecnologia disponível no mercado nacional e internacional. Essa tecnologia exige uma equipe altamente capacitada.
 

Em relação a área da propriedade, ela conta com uma área de 1.600 hectares, a fazenda tem 1.000 hectares para a produção de milho, sendo 700 hectares utilizados para silagem e 300 hectares para produção de milho grão.
 

Vacas vitalícias da Fazenda Colorado Quando se diz sobre vacas vitalícias, refere-se a animais que atingiram mais de 100 mil quilos de leite em sua vida produtiva. Na Fazenda Colorado todos os animais recebem tantos cuidados e carinho da equipe que até quando os animais batem essa marca, a equipe toda comemora e recebe um prêmio diretamente da Holanda. Esse recorde produtivo de um único animal já ocorreu 15 vezes na Fazenda Colorado.  A empresa agora produz leite do tipo A2A2 O leite tipo A é um grande diferencial no mercado, devido a sua alta qualidade e procedência comprovada. Da ordenha ao envase, tudo deve ser realizado dentro da mesma fazenda, sem contato manual, ou seja, de forma 100% mecanizada. Ao associar esse processo com a pasteurização, é possível obter um leite superior, que mantém seus nutrientes e não necessita de aditivos ou conservantes. Por isso é fresco, saboroso, possui apenas 14 dias de validade e deve ser mantido refrigerado.
 

Sobre o leite A2A2, esse produto inovador atende aos consumidores que gostam de leite, mas que até então sentiam grande desconforto após ingeri-lo. Esse leite proporciona fácil digestão, leveza e bem-estar, e é certificado pela #bebamaisleite, através do selo “VACAS A2A2”, que garante a procedência do produto apenas de animais com genótipo A2A2. O leite A2, que possui apenas a beta-caseína A2, permite uma melhor digestibilidade.
 

svg%3E

Em outubro de 2021, a Anvisa reconheceu os estudos internacionais apresentados pela ABRALEITE, comprovando os benefícios do leite A2 à saúde digestiva do consumidor. A Fazenda Colorado, onde todos os leites Xandô são produzidos, organizou seu rebanho, separando as vacas A2A2 das demais, ajustando a alimentação e o processo de ordenha para trazer ao mercado um leite apenas com proteína A2.
Portanto, o leite A2 veio para resolver o desconforto dos consumidores que possuem maior dificuldade de digestão da beta-caseína A1, proteína encontrada nos leites convencionais. Equipe capacitada na Fazenda Colorado A Fazenda Colorado conta 86 com profissionais capacitados e engajados diretamente com os animais que auxiliam todo o sucesso da produção. Sergio Soriano, Médico Veterinário e Gestor da fazenda ressalta a importância dos cuidados com o rebanho. “Manter excelência nos cuidados diários com os animais, seja na questão do bem-estar ou com a parte sanitária e reprodutiva, torna o negócio muito mais viável e produtivo”.
 

svg%3E

Beto afirma que é essencial poder contar com pessoas que sabem a importância de ter um rebanho bem cuidado e mantendo o bem-estar animal, pois os animais traduzem este conforto em altas produções. A Xandô é um laticínio fundado em Araras, SP, que completou 40 anos em 2022. A Xandô pertence à Grupasso Participações S.A., empresa brasileira que também agrega a Fazenda Colorado, a Sucorrico e a Plastirrico.

Leia mais em: https://www.comprerural.com/fazenda-colorado-maior-produtora-de-leite-do-brasil-com-34-milhoes-de-l/